quarta-feira, 25 de maio de 2011

AMAZÔNIA Notícias da floresta

"O desmatamento na Amazônia está caindo consideravelmente nos últimos três anos". A boa notícia foi anunciada pelo climatologista, Carlos Nobre, consultor do projeto Planeta Sustentável da Editora Abril. Nobre visitou a região amazônica no início de agosto como presidente do comitê externo de avaliação do Grupo de Assessoria Internacional do Programa Piloto de Proteção das Florestas Tropicais.

O programa é vinculado ao G7, formado pelos países mais industrializados do planeta. Nobre e representantes do grupo estiveram no Sul do Pará, Rondônia e norte do Mato Grosso com a missão de investigar se o Plano de Combate ao Desmatamento colocado em prática pelo Governo Federal está funcionando e entender por que o desmatamento está diminuindo.

"Constatamos que a ação de fiscalização e controle do governo na Amazônia está fazendo efeito em áreas já bastante alteradas nas fronteiras de expansão do desmatamento". Nobre, entretanto, diz que ainda é cedo demais para cantar vitória.

"Realmente houve uma paralisação grande do desmatamento este ano, mas os responsáveis por esses crimes ainda estão à solta, só que retraídos, assustados com a ação policial". Para Nobre, este é o momento ideal de intensificar a fiscalização e promover a educação ambiental na região. "Caso contrário, a devastação volta a se intensificar na floresta".

Leia entrevista completa com o climatologista e consultor do Planeta Sustentável, Carlos Nobre, na edição de outubro de National Geographic, falando sobre Amazônia, aquecimento global e desenvolvimento tropical.