quarta-feira, 25 de maio de 2011

Incêndio por controlar em Viana do Castelo mobiliza quatro corporações

Um incêndio florestal junto cidade de Viana do Castelo obrigou à mobilização de meios de quatro corporações de bombeiros, estando já pedido o reforço de mais duas forças.
O incêndio que lavra descontroladamente, desde a tarde de sábado, no monte Galeão, sobranceiro à cidade de Viana do Castelo, já se estendeu pelas freguesias de Darque e Vila Nova de Anha.
«Desenvolve-se em duas frentes que não estão dominadas. No flanco esquerdo está a evoluir favoravelmente e no flanco direito estamos a posicionar meios para fazer o combate à cabeça do incêndio», explicou à Lusa Paulo Esteves, comandante do Centro Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Viana do Castelo.
Às 20h00 estavam no terreno 29 bombeiros das corporações de Voluntários e Municipais da cidade de Viana, apoiados ainda por bombeiros de Ponte de Lima e Vila Praia de Âncora. Foram ainda solicitados meios às corporações de Vila Nova de Cerveira e Caminha.
Na sequência das chamas, na margem esquerda do rio Lima uma espessa camada de fumo faz-se sentir desde meio da tarde, numa zona intensamente habitada. No entanto, Paulo Esteves garante que «nenhuma casa esteve ameaçada» pelas chamas.
No distrito de Viana do Castelo os bombeiros combatiam as chamas também em Britelo, Ponte de Barca, onde se regista um outro incêndio ainda por dominar.